A quantidade de impostos no Brasil pode deixar muitos novos empresários confusos e com os nervos à flor da pele.
O que os novos empresários precisam saber sobre IRPJ?
A quantidade de impostos no Brasil pode deixar muitos novos empresários confusos e com os nervos à flor da pele. Contudo, saber exatamente como funcionam as tributações e as especificidades de cada imposto é fundamental para administrar a saúde financeira de uma empresa ou de um profissional liberal.
O que é IRPJ?
IRPJ é a sigla para Imposto de Renda Pessoa Jurídica.
Quem deve recolher?
Essa tributação incide sobre pessoas jurídicas e empresas individuais. Firmas e sociedades também devem arcar com o imposto, mesmo não estando devidamente registradas, o que quer dizer que até as empresas informais estão obrigadas a pagar o IRPJ.
Quando recolher?
O período de apuração do IRPJ costuma ser trimestral. O recolhimento é comumente realizado nos dias 30 ou 31 dos meses de março, junho, setembro e dezembro. A exceção fica por conta de empresas enquadradas no regime de tributação Lucro Real, que podem recolhe-lo mensalmente.
Como calcular o IRPJ?
O cálculo do IRPJ depende diretamente do modelo de tributação referente ao seu empreendimento. Entre as opções estão: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. A taxa de alíquota é estabelecida em 15% do lucro apurado, via de regra.