Não existe a obrigatoriedade de ser uma Pessoa Jurídica
Tudo sobre emissão de Nota Fiscal para profissional autônomo
É preciso ter Empresa constituída para emissão de Nota Fiscal?
Não existe a obrigatoriedade de ser uma Pessoa Jurídica. É possível a emissão da Nota Fiscal apenas com um cadastro. Para isso, é necessário dirigir-se até sua Prefeitura para fazer um cadastro como profissional autônomo.
Como emitir Nota Fiscal como profissional autônomo sendo PessoaJurídica?
O ideal é que o profissional autônomo seja uma Pessoa Jurídica. Para isso, é necessário a criação de um CNPJ e, portanto, abrir uma empresa. Para emissão de Nota Fiscal como Pessoa Jurídica, é fundamental que o profissional autônomo avalie os seus rendimentos, já que em algumas vezes é realmente mais vantajoso emitir nota fiscal como empresa.
Dessa forma, para se tornar uma pessoa jurídica, você deve definir o tipo de pessoa jurídica, o tipo de tributação e criar o contrato social. E m seguida, deve ser feito o registro na Entidade de Classe, na Junta Comercial, da Receita Federal, no Estado e no Município. O processo pode ser bastante burocrático e você pode contar com a AGL Contabilidade.
Quando devo emitir a Nota Fiscal?
Deve ser emitida todas as vezes que o profissional fornecer seus serviços para uma Pessoa Jurídica. E em casos particulares, se o profissional oferecer serviços à Pessoa Física e este exigir a Nota Fiscal, ela também deve ser emitida.
O que tiro de vantagem emitindo a Nota Fiscal como profissional autônomo?
A grande vantagem da emissão de Nota Fiscal feita por profissional autônomo é que fica em conformidade com a legislação vigente, podendo profissionalizar sua atividade e possuindo um controle maior sobre o que será pago no Imposto de Renda.